
Projeto RIBA: Uma incubadora ancorada no Tejo foi apresentada em Santarém
No passado dia 14 de janeiro, nas instalações da startup de Santarém, foi oficialmente apresentado o projeto RIBA – Uma Incubadora de Impacto ancorada no tejo. O evento contou com a presença de membros da comunidade local, empreendedores, investidores e entusiastas, que tiveram a oportunidade de conhecer em detalhe a visão deste projeto.
A sessão da apresentação pública foi iniciada por António Pedroso Leal, Presidente da Direção da Nersant, que sublinhou: “Apoiamos projetos que criem valor económico, mas que também respondam aos desafios sociais que as nossas comunidades enfrentam. O empreendedorismo de impacto é sem dúvida o caminho para um futuro mais inclusivo, sustentável e resiliente.”
Fernando Castelo Branco, Diretor Executivo da Adorior e Coordenador do Projeto RIBA, em conjunto com o Rodrigo Castelo Branco, Gestor de Impacto da RIBA, explicaram os objetivos, e os principais eixos de atuação. Destacaram que a RIBA, surge com o propósito de apoiar empreendedores e empreendedoras na criação, desenvolvimento e implementação de iniciativas que dinamizem os ecossistemas locais e regionais. Promovendo a inovação social e empreendedorismo de impacto, a RIBA coloca a sustentabilidade e a transformação social no centro das suas ações. Para concretizar esta missão, disponibiliza programas estruturados de incubação, aceleração e capacitação, destinados a apoiar projetos em todas as suas etapas de desenvolvimento.
Miguel Pombeiro, Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e António Torres, Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, enquanto investidores do projeto, destacaram a relevância da RIBA para o desenvolvimento económico e social da região, reforçando o seu papel na coesão territorial.
Filipe Almeida, Presidente do Portugal Inovação Social, destacou que o empreendedorismo de impacto é uma resposta essencial aos desafios sociais do país. Por sua vez, Tiago Teotónio Pereira, Vogal Executivo da comissão diretiva da autoridade de gestão do programa operacional regional do Alentejo, referiu que “A inovação social foi um dos eixos prioritários do nosso crescimento. Nós assumimos que uma forma de transformar os nossos territórios, transformar os nossos municípios, transformar as nossas comunidades era através da inovação social.”
No encerramento da apresentação, foram apresentados os dois primeiros projetos incubados pela RIBA:
– Eco Rayt, uma iniciativa voltada para a sustentabilidade ambiental que transforma a simples atitude de separação de resíduos numa oportunidade de ganhar prémios e descontos, incentivando comportamentos mais sustentáveis.
– Woman for Women, dedicado a prevenir todas as formas de violência de género, combater o trafico de mulheres e crianças e apoiar as vítimas de violência doméstica.
Com um compromisso claro de gerar impacto positivo, a RIBA pretende ser um motor de mudança no panorama de inovação em Portugal, apoiando projetos que colocam a sustentabilidade e a transformação social no centro das suas ações. O futuro reserva novas oportunidades e desafios, e a RIBA está pronta para os enfrentar.